domingo, 14 de outubro de 2012

Candace, rainha dos Etíopes

Vamos compartilhar mais uma "perola" do nosso mundo crentês.

Conversando com uma pessoa evangélica, me identifiquei como Rainha Candace. Pra quê fui fazer isso?!
A pessoa me recriminou na hora, dizendo: Irmã, vigie na Palavra, pois a nossa Rainha é Ester. 
Inclusive me orientou a ler mais a Bíblia, e citou o texto de Atos.10.26(o texto para quem não está lembrando, relata o encontro de Filipe com o eunuco).
Eu não acreditei no que estava ouvindo. Então lá fui eu colocar em prática um pouco do nosso conhecimento, e procurei fazer minha reflexão a partir do texto sugerido.

Tentei explicar que o eunuco era um alto funcionário(superintendente dos tesouros) da Rainha Candace. O que significa que ele trabalhava para uma nação rica e próspera, tendo sobre sua liderança uma mulher negra:  Candace, rainha dos Etiópes.
Também falei sobre o encontro do Rei Salomão com a Rainha de Sabá: outra mulher negra(Chefe de Estado) que governava uma grande nação(1Reis 10).
Mas ainda assim, a pessoa me disse que esse não é povo escolhido por Deus.
Então eu respondi que não era judia, e que como mulher negra e evangélica, tenho conhecimento da história da minha ancestralidade, assim como os judeus têm da sua.

Também sugeri que ele, enquanto homem negro e evangélico, procurasse conhecer mais sobre sua história; e que procurasse localizar o Egito e a Etiópia, Líbia e Sudão no Mapa Mundi.
Resumindo: ele disse que era melhor a gente para com "essa conversa" , e fôssemos "falar de Jesus".
Rsrsrsr

O racismo é perverso. Ele não respeita placa de igreja. Os negros evangélicos sofrem duplamente: 
1. Por serem negros, a História Oficial lhes nega seu passado de honra, inteligência e riqueza, desde África e na Diáspora;
2. ao aceitar a  Cristo como Senhor e Salvador, esse negro tem sua história deletada completamente, por aqueles que pregam um Cristianismo a partir de uma teologia eurocêntrica,  reforçando ainda mais a História Oficial, que durante séculos dizia ser a África um Continente sem passado histórico de grandes civilizações. A quem interessa continuar disseminando esse discurso? Inclusive por lideres negros sem nenhum referencial de negritude?

Eles se utilizam da Bíblia para demonizar o Continente Africano; dizem que lá "ninguém nunca ouviu falar de Cristo". Mais de que Cristo eles estão falando? O da teologia européia?
Alguém sabe dizer onde se encontra a Primeira Igreja Cristã que se tem conhecimento? É a Igreja de Copta e está localizada no Egito(África).
E os negros judeus? Alguém já ouviu falar na Operação Moisés? Pesquise na internet. Vale a pena.

Enquanto batista de uma linha histórica, sei que minha denominção surge na europa do século XVIII(pelo menos é o que tenho lido nas fontes). Portanto, entendo perfeitamente o protestantismo e sua ideologia. Afinal de contas, tenho formação em Teologia, por um seminário batista tradicional. 
Mas graças à Deus que não me deixa ficar confundida(Isaias 49.23).

Gente, confesso que a cada dia percebo o quanto temos que vançar no combate ao racismo. Em especial, a essa ideologia de branquitude que macula o Evangelho de Cristo, deixando assim negros e negras evangélicos referencial de identidade.

Gicélia Cruz





2 comentários:

  1. Paz e Graça irmã Gicelia, tb sou negra e cristao, lamento por termos tantos irmãos como o citado por você, primeiro te digo que a Igreja que Jesus deixou para nós não foi essa ocidental e capitalista que nos apresentam, VC vê em Atos que era ensinado aos prosélitos, ou seja,novos convertidos que vendessem tudo e levassem aos apóstolos, para que fosse partilhado com todos pois ali começava uma verdadeira comunidade cristã, ou seja, a igreja que Cristo idealizou onde o rico se tornava pobre e o pobre permanecia pobre porém com dignidade, pois os bens eram usados em comum, e assim tb era em relação as raças ou castas, não havia diferença entre irmãos, se vc negra casasse com um homem branco e seus filhos nascessem todos brancos apenas um negro, creio que amaria a todos sem distinção, e se se ou marido te amasse tb os amaria por igual, assim é a verdadeira Igreja de Cristo, e o Senhor como Pai amantíssimo que é nos ama sem distinção, todos os povos da Terra na antigüidade tiveram sua boa experiência com Deus, porém como hj vemos muitos buscaram e hj buscam riquezas materiais, e princípios como, igualdade, caridade, fraternidade e principalmente temor a Deus deixaram e estão deixando de lado. Dai Deus ter tirado de tantos povos a Graça e escolher o povo de Israel, e Jesus abriu o precedente para que tb buscassemos tão maravilhosa Graça. Esses que ficam presos em definições ocidentais de estudos e preconceitos são tomados por heresias e fundamentações de seus próprios cérebros assim como o povo que se diz , muçulmanos mas que na verdade matam por prazer bestial. Sigamos na Fé e certeza que Deus é por nós, sendo Ele por nós quem será contra. Fica em Paz e se não sabe o movimento pentecostal começou porque em uma igreja batista norteamericana um rapaz negro teve uma experiência com o Espírito Santo e os seus 'irmãos' brancos escandalizados com tal maravilha o expulsaram, mas ele perceverou e ajudado por um outro membro da mesma igreja começou um trabalho lindo que primeiro ganhou a europa e depois aportou por aqui em Belém do Pará a mais de cem anos atras, e tudo começou na rua Cazuza por lá no norte do Brasil, um lugar que tb sofre com a maldade do homem, mais Deus sabe todas as coisas e com certeza não foi por acaso que ali usou. Que Deus abençoe seu blog, sua vida, família e todos a sua volta. Paz e Graça!!! Marcelo Hilário Barbosa (marcelo.hilario@bol.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Perdão tive um erro, sou negro e não negra, rsrsrsrs!!! E o e mail é marcello.hilario@bol.com.br

    ResponderExcluir