domingo, 14 de outubro de 2012

BONECAS NEGRAS AQUI NÃO!!!

Tenho outra experiência para contar sobre meu "mundo crentês".

Eu tenho várias esculturas negras que decoram minha casa. Quando eu não compro, ganho de amigas que sabem da minha predileção.

Um certo dia, uma irmãzinha(negra com a pele um pouco mais clara que a minha) chegou na minha casa e, ao olhar as bonecas negras que estavam sobre uma peça Da sala, juntou todas nos braços e me perguntou: GICÉLIA, VOCÊ SABE O QUE ESSAS BONECAS(NEGRAS) SIGNIFICAM?!!
Eu calmamente segura, respondi: sei. Quer que eu explique?
Acho que ela percebeu o mico que estava pagando, e que aquela conversa ia dar pano pra manga. Então colocou as bonecas no lugar e disse que era melhor a gente mudar de assunto.

Mesmo assim, procurei saber o que aquelas bonecas negras significavam para ela. Por que se sentia tão incomodada em vê-las? Perguntei se ela via nas lojas, principalmente as evangélicas, bonecas negras para decoração de casa? Ou mesmo biscuit negros? Por que ela, enquanto mulher negra, tinha pavor em ver tanta boneca negra juntas? Ela não sabia responder. Eu fiquei penalizada em ver que minha irmã(negra) em Cristo, tem medo da sua própria imagem.

Talvez se fosse na casa de um não crente, a irmãzinha não falasse nada. Ela ficaria só olhando incomodada e ia  orar em silêncio, repreendendo todo o mal daquela casa. Rsrsrs
Sim, porque eles pregam que o mal é negro. O pecado é negro.

Deus, o que tentam fazer conosco?


Gicélia Cruz



3 comentários:

  1. IMPRESSIONANTE ESTA SITUAÇÃO. ACONTECE MESMO. VOU LEVAR , PARA O FACE COMO MENSAGEM. POSSO? JÁ LEVEI.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lê, contatnto que você cite a fonte.

    ResponderExcluir
  3. Algumas pessoas ficam INCOMODADAS porque foram ensinadas a ter esse tipo de reação,poucas como você nasceram e se criaram com essa consciência. A irmã (crente) com a pele MENOS ESCURA que a sua é, como tantas e tantos (independente da opção/imposição).Ela reproduziu o mal-estar comum a muitos (as) por aí. A cor negra carrega em si essa perversa simbologia. No imaginário coletivo,tudo que é impuro, maléfico, triste a essa cor está ligada.Cabe a nós, negras, mães, educadoras, religiosas ou não, o legado de contar uma outra história, a nossa história, com inteligência, conhecimento, sabedoria, porque senão, bonecas negras, serão apenas BONECAS NEGRAS.Nada mais!

    ResponderExcluir