domingo, 11 de dezembro de 2011

Olá!

Olá!
Me chamo Gicélia, sou mulher, negra, batista, teóloga e historiadora.
Faço parte do Movimento Negro Baiano e  do Fórum Nacional de Mulheres Negras.
Pesquiso sobre a religiosidade do negro diaspórico, em especial no Brasil.

O que me levou a criar esse blog,  foi o fato de saber que, assim como eu,  existe um número considerável de negros que se dizem cristãos evangélicos.
Não gosto muito do termo "evangélico". Gosto de dizer que sou batista, e da linha histórica. Afinal, sou formada pelo Seminário Teológico Batista do Nordeste/Salvador.
Gosto de ser batista. É uma questão de identidade.
Durante uns 13 anos me dediquei ao evangelismo, viagens missionárias e pregações. Depois Deus mudou a direção do vento e ultimamente tenho me dedicado mais a minha veia de historiadora.

Quero  compartilhar minhas experiências de crente batista há 21 anos, e ao mesmo tempo ser militante  do Movimento Negro.
É sempre um grande desafio!

Por isso escrevi o texto CAMINHO SEM VOLTA.

O que acho mais engraçado é que: não sou bem vista dentro da minha comunidade religiosa(afinal, Deus não liga para essas coisas de negro e branco. Isso é besteira...) e também sou olhada com desconfiança pelo pessoal do movimento negro.
Como é esse negócio hein, Deus?!
Rsrsrsrs

Para inicio de conversa e seguirmos numa linha de reflexão bem direcionada, vamos fazer a seguinte divisão: eu pesquiso e entendo que o Cristianismo é de matriz africana e o protestantismo de matriz européia.
Assim como também existe diferença entre igrejas históricas, pentencostais e neopentencostais.

Acho que essa apresentação tá boa, para inicio de conversa, né?

Afroabraço,

Gicélia Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário