domingo, 2 de junho de 2013

A AUSÊNCIA DE APRESENTADORES NEGROS NAS PROGRAMAÇÕES EVANGÉLICAS DA TV BRASILEIRA.

Olá, pessoas queridas!

Tenho andado um pouco atarefada, por isso a minha ausência. Também estava acompanhando o desfecho da novela "Marcos Feliciano e suas declarações tolas."
Mas eu não vou falar sobre isso.

Minha reflexão vai para a ausência de apresentadores negros, principalmente de apresentadoras negras em programas evangélicos nos canais de tv abertos e fechados. Seja em telejornais ou em programas de auditório, precisamos questionar junto aos donos/diretores dessas emissoras, sobre o por que de não contratarem negros/negras para trabalharem na frente das câmeras.
Costumo dizer que o racismo não respeita barreiras. E no meio evangélico ele é mais perverso, pois se utiliza da Bíblia para legitimar o proconceito racial.
Porém, creio no Evangelho que liberta: "Se pois o Filho do Homem vos libertar, verdadeiramente sereis livres."(Jo 8:36); e no Deus que não faz acepção de pessoas(Atos 10.34)

Há alguns anos atras, particpando de um seminário onde se falava sobre o protestantismo afroamericano, o palestrante trouxe a informação de que os negros escravizados, quando começaram a ler a Bíblia no livro de Êxodo, entenderam que Jesus era o Moisés que os tiraria do jugo da escravidão. Fiquei maravilhada com tal relato.
Hoje, também entendo que Cristo tem me libertado de todo e qualquer jugo que tenta me oprimir, enquanto gênero e raça.

A  revista Raça Brasil, de abril/2013, trouxe como reportagem principal: JUVENTUDE NEGRA EVANGÉLICA, onde mostra o número significativo de jovens negros que têm se declarado evangélicos e alguns dos principais cantores gospel, que não por acaso, são negros.
Mas ai lanço a pergunta: como sempre o negro só se destaca na música ou nos esportes?
Como eu escrevi anteriormente, precisamos ficar atentos, pois tal realidade reforça o racismo isntitucional. Então, também no "nosso meio" o negro não tem voz de mando? Não é inteligente o suficiente para apresentar um programa de entrevistas/entretenimentos ou mesmo um telejornal? Quais referênciais nossos jovens negros evangélicos têm? Ai um irmãozinha ou uma irmazinha, vão dizer: "Mas que besteira parar para falar sobre isso! É melhor ir pregar o evangelho!"
Ai eu respondo: "Os negros também querem pregar o Evangelho  na tv. Por que só os irmãozinhos brancos podem fazer isso?
Ah, por favor, não me venha falar de um determinado pregador negro que tem programa na tv. Ele não se encaixa nessa reflexão.
Agora vamos falar de  mulheres negras evangélicas, onde elas estão? Essas devem ficar mais atentas ainda, pois no seu caso, o racismo vem disfarçado de amor. Somos todas irmãs em Cristo, nos abraçamos, nos congratulamos, mas na ora de ocupar um cargo de chefia, não estaremos juntas. Principalmente se esse cargo for para apresentar um programa de televisão.
Precisamos estar atentos e atentas à todo e qualquer ato que nos exclua enquanto sujeitos protagonistas da História do Protestantismo no Brasil.

"E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ." (Jo. 8.32)


Nenhum comentário:

Postar um comentário