sábado, 4 de julho de 2015

A FARSA DA DEMOCRACIA RACIAL ESTÁ DESMORONANDO

Olá,  pessoas queridas!

Estou achando ótimo ver a farsa da democracia racial sendo desmascarada quando todos os dias surgem casos de ataques racistas contra algum negro quer seja  da mídia ou não. Desde criança já percebia a diferença entre ser negro e branco no Brasil, pois nasci na década de 60, no bairro majoritariamente negro de Cosme de Farias, onde quem tinha um pouquinho mais de condição financeira, eram os que  tinham o tom da pele mais clara. Minha mãe era empregada doméstica e me orientava sobre a importância de estudar; dizia não querer que eu repetisse sua história, para não passar o que ela passava na casa do branco(era assim que as mulheres negras e domésticas se referiam aos seus patrões; também, há mais de quarenta ano atrás,  não existiam direitos trabalhistas para o trabalho doméstico, então imaginemos o que elas deviam passar...).   Minha adolescência foi marcada pela leitura, além de ser muito ligada aos programas de televisão e novelas. Então aprendi o significado dessa diferença entre negros e brancos: segregação racial.
Ao longo dos anos e, principalmente depois que me formei em História, eu só fiz colocar as referências biográficas nas minhas reflexões.  
Pensem bem: um país que por 400 anos viveu  em regime escravocrata (sim, porque até 1910, os marinheiros eram tratados como escravos- lembremos de João Cândido e A Revolta da Chibata), construiu uma sociedade estruturada sobre racismo. E esse tema  deveria ser pauta diária nas instituições de ensino; nos espaços religiosos,  etc. Ou então negros e brancos, continuarão  surpresos quando se depararem com casos de racismo no seu dia a dia.
O período da escravidão,  sempre foi um assunto que "eles" fizeram questão de tirar do currículo escolar para nos alienar e assim crescessemos achando normal nossa condição social. Entrávamos  e saíamos da escola sem conhecer nossa verdadeira história(ainda bem que temos hoje a Lei 10639/03 que tem procurado minimizar essa lacuna histórica).  
Penso que é por isso que vejo tanto negro surpreso com o caso mais recente de racismo, agora contra a jornalista Maria Julia Coutinho. Leio alguns comentários no Facebook,  onde negras e negros falam que estão chocados com os comentários racistas contra a jornalista.  E eu me pergunto: por que eles estão chocados, meu Deus? Será que nunca leram nada sobre o período da escravidão no Brasil?  Ou sobre o extermínio da juventude negra, sobre a doença Anemia Falsiforme, que por dezenas de anos matou milhares de negros, por falta de pesquisa mais apurada na área da Saúde da população Negra? , E sobre o analfabetismo e seus principais atores? E sobre o processo da Escravidão Contemporânea : qual o perfil do escravizador e do escravizado? Será que nunca leram nada sobre Racismo Institucional?  E na faculdade,  quais foram seus referenciais teóricos?   Já sei: a maioria europeus. 
O pior é quando ouço ou leio: como ainda existe racismo no Brasil?!! Sinceramente, eu não sei de que lugar eles falam.
Recentemente, conversando com algumas vizinhas, comentei que a maioria das casas de nossa rua, foram construídas por mulhere chefes de família. Elas ficaram surpresas quando fiz essa observação. E quando, para completar, fiz o recorte racial, dizendo que, coincidentemente, eramos todas negras, eu pensei elas fossem desmaiar de susto!!! Mas depois começaram a sorrir concordando. Detalhe: a maioria era evangélica. Amo meu povo!!!! Rsrsrsrs
Penso que, à medida que nós, negras e negros,  formos avançando nos estudos e ocupando espaços que nos dêem mais visibilidade na sociedade, seremos atacados ferozmente com palavras ou  olhares de desaprovação, por aqueles que, historicamente, sempre foram privilegiados por não serem negros. Porém,  devemos resistir e continuar avançando. Lembremos dos nossos ancestrais africanos que por aqui chegaram há 500 anos e foram forçados ao trabalho escravo. São por eles que devemos prosseguir. São por nossas crianças negras e não-negras que que devemos persistir.
#nãoacasagrandeesenzala#

A MÁSCARA DA FALSA DEMOCRACIA RACIAL ESTÁ DERRETENDO...

"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados, abatidos,  mas não destruídos". (2Co 4.8,9)

Gicélia Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário