segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ODEIO XUXA!!!

ESSE FINAL DE SEMANA, EM UMA CONVERSA COM UMA JOVEM NEGRA E SUA MÃE, OUVI A SEGUINTE FRASE: ODEIO XUXA!!
ENTÃO EU PERGUNTEI POR QUE, E A JOVEM FEZ O SEGUINTE RELATO:
"Quando eu era pequena, sonhava em ser paquita. Porém, à medida que o tempo passava, eu percebia que era algo impossível de acontecer,  pois eu não era igual aquelas meninas que estavam no palco com Xuxa. Eu era negra"
A referida jovem disse ter ficado muito frustrada com isso.
Imaginemos o que outras crianças negras ou as que estavam fora do padrão branco europeu, também sofreram com esse programa que alcançava todas as camadas sociais, mas principalmente a camada economicamente mais vulnerável.
Essa mesma jovem também relatou que ao terminar o ensino médio, se matriculou no cursinho mais caro de Salvador e, por não ter a identidade racial construída, procurava se assemelhar o máximo às colegas não negras. O cabelo, segundo ela, era o mais "obsessivamente crucificado", pois era a raiz de todo mal.
Todo esse processo de negação só terminou quando ela foi para um cursinho pré-vestibular que chamamos de Quilombo Educacional, onde ela passou a se reconhecer negra e a valorizar nossa cultura.

Não sei porque esses casos chegam à mim de forma tão natural.
"Juro" que não saio fazendo perguntas à ninguém. As pessoas simplesmente começam a "puxar" assunto a partir de quê? Do meu cabelo. Kkkkkkkk

Por que a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável(Rm 12.2)


                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário