quinta-feira, 22 de março de 2012

Retorno às atividades

Estava um pouco ausente, pois precisava terminar minha monografia. Faço uma especialização em Educação de Jovens e Adultos-EJA, na Faculdade de Educação(UFBA). O trabalho ainda não está 100%, mas já encaminhei 43 laudas para que minha orientadora corrija.

Essa especialização foi maravilhosa. Emprincío não sabia para que lado ia. Levei quase três meses para entender a proposta. O detalhe mais importante é que a especialização era dentro da perpectiva marxista, e eu nunca gostei de Marx. E agora falo de capitalismo, burguesia, precarização do trabalho, economia solidária, etc.

O problema é que eu, enquanto mulher negra, nunca me senti contemplada com o discurso de Marx. Entendo que no Brsil, pensar a desigualdade social só pelo ponto de vista de diferença de classes, não é o bastante. Um pais que pratica 400 anos de escravidão negra,  a questão é racial.

Tenho como meta ler O capital de Kall Marx, e outras obras relevantes sobre a temática. Afinal de contas, preciso me armar com as mesmas armas que eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário