domingo, 25 de março de 2012

Atrizes negras adolescentes

Eu assisto televisão.
Assisto  noticiários, documentários, novelas, programas esportivos, etc. Óbvio que não disponho de  tanto tempo para ficar diante da televisão; mas quando posso, o faço. Seleciono a programação que mais me interessa naquele momento e paro para assistir, com objetivo de me informar e, também, fazer minhas reflexões no que diz respeito a participação do negro naquela programação. E foi assim que percebi que nas telenovelas ou comerciais, não existem adolescentes negras.

COMO ASSIM NÃO EXISTEM ATRIZES NEGRAS ADOLESCENTES?!

Pois é, não existem. Podemos ver até atores negros adolescentes, mas atrizes não.
Por que será? Por que vemos meninas e mulheres negras(jovens e adultas) atuando, mas adolescentes negras não?
A telenovela juvenil Malhação, da Rede Globo,  está em exibição há mais de 10 anos, sempre renovando seu elenco. É um laboratório onde se perpetua o estereótipo da beleza européia.
Lá, as atrizes  brancas adolescentes são "treinadas" para serem a "namoradinha do Brasil"(usei um termo bem antigo. Rsrsrsr); e em pouco tempo serão as protagonistas da novelas das 21h. Assim também acontece com os atores jovens brancos.
A telenovela Rebeldes, da Rede Record, procede da mesma forma: as protagonistas são loiríssimas ou brancas de cabelos escuros.
Isso me preocupa, pois nossas adolescentes negras assistem essas novelas e não se vêem. Essa é uma fase de transição. Que referencial de beleza elas têm?

Quando afirmo que paro e assisto essas programações, é porque gosto de analisar essas questões na sala de aula, e pensar juntos com os educand@s, o racismo explicito contido nessas novelas. Muitos deles ainda não conseguem fazer essa reflexão, e nós como mediadores, precisamos fazê-lo.

Gicélia Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário