terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

PROPAGANDAS RACISTAS

Vejamos cincos exemplos de propagandas explicitamente racistas:


5 - Anúncio da Dove com conotações racistas.

Uma propaganda da Dove nos EUA, em 2011, foi acusada de racismo por sugerir que seus produtos embelezam embranquecendo.
A peça em questão divulga o "Dove VisibleCare" e traz uma imagem com três garotas: uma negra, uma com feições latinas e uma branca – nesta ordem.
Atrás delas há duas placas; a da esquerda, identificada com um "antes", mais avariada que a da direita ("depois"). Só que abaixo do "antes" está a mulher negra, o que criou a impressão de "evolução" de uma cor à outra. Na assinatura, o anúncio informa que ao usar o produto a cliente terá uma "pele visivelmente mais bonita".
A Dove se defendeu alegando que tudo não passa de uma coincidência.


4 - A Nivea e sua propaganda racista "recivilize-se"

A Nivea foi envolvida num escândalo, em 2011, por conta de uma das suas campanhas publicitárias. Na imagem, um homem negro, barbeado e com o cabelo bem cortado, se prepara para arremessar longe uma versão mais "roots" de si mesmo: cabelo afro e barba por fazer. Aconselhando o uso de um produto da marca, a agênia DraftFCB adotou o seguinte texto: "re-civilize yourself", algo como "recivilize-se".
Para não alongar a discussão, a própria Nivea se manifestou. Pelo Facebook, a marca agradeceu pelo feedback e assumiu que a peça é "inapropriada e ofensiva". "Nunca foi nossa intenção ofender ninguém, e por isso estamos profundamente arrependidos". Segundo a empresa, o anúncio não será mais usado.


3 - É pelo corpo que se reconhece a verdadeira Negra

Em 2010, uma “peça Publicitária” da Cervejaria Devassa exibe o desenho de uma mulher negra em trajes insinuantes, aparentando ser uma roupa de cabaré e, acima da imagem em letras maiúsculas o seguinte texto: “É pelo corpo que se reconhece a verdadeira Negra”.
Uma imagem que mostra o preconceito e o desrespeito com a mulher negra.


2 - Microsoft manipula foto tirando o negro

Numa imagem publicada num site da Microsoft, uma pessoa negra foi substituída por uma branca. Um rapaz viu no site da Microsoft da Polónia uma fotografia com 3 pessoas, numa espécie de reunião: um homem asiático, uma mulher branca e um homem branco. O rapaz reparou um pequeno pormenor: a mão do homem branco era preta.
Resultado, alguém havia modificado a imagem. Então foi ver no site original e lá estava a mesma foto, só que meio diferente: um asiático, uma mulher branca e um homem negro. Alguém tinha alterado a imagem para remover o preto da foto, só que se esqueceram da mão.
A Microsoft já pediu desculpa via Twitter.


1 - A Benetton e a imagem racista o Anjo e Diabo

Em 1991/92, no contexto do fim do apartheid sul-africano, a Benetton lançou a imagem Anjo e Diabo , contendo duas meninas, uma negra e outra branca, se abraçando.
Na peça publicitária a imagem de um anjo (garota branca e loura) e do diabo (garota negra). Fica evidente devido aos formatos dos penteados das meninas: a garota branca tem cachos que lembram uma figura angelical e a menina negra tem duas ondulações que lembram chifres da figura diabólica. Tal imagem retrata a positivização da cor de pele branca e a negativização do negro segundo o ponto de vista da própria sociedade que hipocritamente jamais havia tocado de maneira extravagante neste ponto.


Bom, depois desses 5 casos, com propagandas explicitamente racistas, fica uma dica: “Não consuma de empresa racista”. “Não compre onde você não ver o seu rosto”.
Você conhece outras propagandas com racismo explicito? Manifeste sua opinião e contribua denunciando qualquer propaganda racista.
Hernani Francisco da Silva - Afrokut


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário