domingo, 26 de fevereiro de 2012

O silêncio negro

"O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS, E SIM O SILÊNCIO DOS BONS"(Martin Luther King Jr).

É do conhecimento da sociedade soteropolitana, que 16 mil estudantes(entre crianças e adolescentes) da rede municipal de ensino, ficarão sem aula por alguns meses. Os motivos também já foram dados.
Sabendo do perfil desses estudantes: negros, baixa renda, filhos de familia monoparental, etc. Eles têm a cor doa nossos filhos, netos, sobrinhos, vizinhos. Eles têm a cor dos nosso ancestrais. Por isso fiquei intrigada com o silêncio do Movimento Negro; assim como o silêncio do Movimento de Mulheres, do Sindicato do Professores, dos vários segmentos religiosos, e da sociedade civil em geral.
O que será dessas crianças e adolescentes? O que farão nesse período de ociosidade? Com quem ficarão, se as responsáveis pelo sustento da familia, precisam sair para trabalhar? Quantas serão coptadas para o tráfico de drogas? Dos 16 mil estudantes, quantos retornarão à escola quando as aulas recomeçarem?

 Para Geraldo Magela(Diálogos na Educação de Jovens e Adultos, 2011, p.74), "Estudar é um dos poucos caminhos ainda vislumbrados pelos jovens pobres, como possibilidade, ainda que remota, de realizar seus projetos de vida."


Como batista, e sabendo da existência de  templos com diversas salas para o ensino de educação religiosa,  que ficam ociosas a semana toda, e só são utilizados aos domingos pela manhã, então fiquei pensando: será que hoje, 1º domingo de culto depois do feriadão do carnaval, houve algum sermão voltado para essa  situação social gritante? Ou será que por serem crianças negras brasileiras, Deus não se importa com elas? E se fossem crianças "africanas natas"? Sim, porque o imaginário da África em nosso meio, ainda é do tempo do neo-colonialismo.
Gostaria de lembrar às lideranças evangélicas, que a nossa África está aqui no Bairro da Paz, Beirú, Pau da Lima, São Marcos, Suburbana, Nordete de Amaralina, Engenho Velho de Brotas e da Federação, Itapuã, Sussuarana, Cosme de Farias, Campo Grande, Centro Histórico, e tantos outros bairros nos quais as Igrejas estão inseridas; e que se vocês observarem com cuidado, a membresia da sua igreja tem uma cor: ela é negra, e muitos desses estudantes são suas ovelhas.
Muitas irmãs em Cristo, negras, não saberão com quem deixar seus filhos nessa segunda-feira, 27/02/2012, para trabalhar.

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."(João 8:32)

Nenhum comentário:

Postar um comentário