sábado, 7 de março de 2015

O escândalo da Petrobrás e a Questão Racial

O escândalo da Petrobrás e a Questão Racial


Tenho observado que em meio a tudo o que se tem divulgado sobre a Operação Lava-Jato, até o momento não apareceu nenhum personagem negro. Ai eu comecei a me perguntar: por que será, já que somos a maioria da população? Então vamos pensar um pouco:

O negro escravizado, foi responsável pela produção econômica do Brasil. Porém, mesmo depois da abolição da escravidão, ele continuou sem direitos civis básicos para exercer com dignidade sua cidadania, como: trabalho, moradia, educação e saúde. Sendo assim, quase nunca ocupou espaços de poder.
Hoje, observo que, independente de partido politico, o racismo institucional barra a ascensão do negro nos altos cargos das estatais. Se você procurar rever imagens da posse de dos presidentes Lula e Dilma, a única imagem de negro que vemos, é a que vai assumir a SEPPIR. E ainda tem gente que me diz: "Gicélia, essa situação já foi pior". E eu fico sem palavras, de tão indignada...

Sendo assim, podemos observar o que várias pesquisas apontam referente a pirâmide socioeconômica brasileira, no quesito cor/raça:


                          
                                           
http://historiaemerson.blogspot.com.br/2013_11_01_archive.html


Os negros não são mais honestos que os brancos, pois se lá estivessem, certamente cometeriam os mesmo atos. Questiono o racismo perverso que assola o Brasil, onde até mesmo nesses momentos vergonhosos, percebemos na mão de quem a economia e, consequentemente o poder, estão concentrados.




Gicélia Cruz


E NÃO VOS CONFORMEIS COM ESSE MUNDO, MAS TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DE VOSSAS MENTES.(Rm 12.2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário