domingo, 8 de fevereiro de 2015

Algumas reflexões...

Quero compartilhar algumas coisas que já ouvi sobre questão racial.


  • Certa vez uma amiga me disse: Gicélia, ainda que eu seja solidária com a questão racial, eu jamais saberia realmente o que você passa, pois eu não sou negra. Achei interessante esssa afirmação.

  • Um colega de trabalho me disse que só se percebeu branco, depois que passou a trabalhar comigo. Pois até então, ele tinha a ideia do senso comum de que todos somos iguais; que era beobagem esse negócio de preto e branco. Trabalhando com jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica e lendo estatísticas sobre esse grupo, ele foi percebendo que só trabalhávamos com o público negro.

  • Ou quando estou fazendo palestras onde abordo a questão de gênero e raça, e algumas mulheres não negras insistem em dizer que " as mulheres  brancas e negras, atualmente, estão em situação de igualdade". Então eu mostro que, através de dados do IPEA e IBGE, nós mulheres negras ganhamos 45% do salário do homem branco. 

  • Por trabalhar com juventude, entendo que preciso me informar sobre o que acontece nesse segmento: educação, saúde, segurança, cultura, etc. Mas procuro enfatizar o extermínio da juventude negra. Então, quando sai alguma reportagem sobre o Mapa da Violência no Brasil, as pessoas me dizem: Gicélia, lembrei logo de você! E eu me pergunto: por que será que nossos jovens negros são invisilizados? 

Obrigada, Senhor Deus, por não me deixar conformar com esse mundo que está posto. Mas que eu possa ter minha mente renovada a cada dia para ser útil aos que estão ao meu redor.

Amém!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário