quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O aluno evangélico e a Exposição Panáfrica

Compartilhando mais uma do meu "mundo crentes".
 
Certa vez fui à exposição PANÁFRICA com um grupo de alunos. Lá chegando, logo na recepção, nos deparamos com uma imagem masculina onde o falo, além de está exposto, era muito grande. Isso, é claro, causou um certo espanto e brincadeiras entre os jovens. Mas todos entraram no espaço onde realmente a exposição estava acontecendo. Porém, percebi que um aluno apresentava certa resistência em adentrar no referido espaço, e que o outro professor conversava com ele. Então pensei comigo: já sei. Esse menino é "um dos nossos". Rsrsrs
 
Me aproximei dos dois e perguntei o que estava acontecendo. Foi quando o professor me falou que o jovem não queria participar da atividade. E foi ai que entendi o significado da palavra PRECONCEITO(mas você pode chamar de Preconceito religioso ou Intolerância Religiosa).
 
Eu perguntei ao aluno(um jovem negro):
_Por que você não quer adentrar ao espaço da exposição? Por acaso você está pensando que aqui é um espaço religioso? E ele me olhou desconfiado... 
Eu continue a indagá-lo:
_ Você acha que isso aqui tem a ver com candomblé? E ele balançou a cabeça afirmando que sim.
E eu continuei:
_ E se eu lhe disser que na África não existe candomblé? Ai agora eu não tinha só o aluno espantado, mas meu colega também. E prossegui:
_ E se eu lhe disser que candomblé é uma religião brasileira? E os dois, aluno e professor, responderam: E é?!!!
 
Então, em alguns minutos, eu "tentei" explicar um pouco do porque o candomblé ser uma religião afro-brasileira; a importância daquela exposição para nós, negras e negros da diáspora africana, pois a partir dali teríamos conhecimento da nossa história e dos nossos ancestrais; e de como aquele momento seria significativo para  termos contato com a cultura africana, coisa que seria muito difícil se dependêssemos de uma viagem à África para conhecer tudo aquilo.
 
Também falei de como a história do povo negro foi mal contada e muitas vezes omitida, para que não tivéssemos orgulho da nossa história, e assim não termos identidade racial e valorizássemos outras culturas que não a nossa.
 
Assim, o jovem foi "desengessando" e, finalmente, participou de toda atividade.
 
Eu sai dali com o objetivo de fazer um projeto onde apresentaria a diversidade cultural e religiosa do Continente Africano para toda a turma, e assim refletíssemos sobre quanto preconceito religioso é prejudicial à sociedade.
 
E a minha fala é: você pode até discordar doutrinariamente, mas tem que respeitar a fé do outro/outra.
 
 
E CONHECEREIA A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ(Jo 8.32)

Nenhum comentário:

Postar um comentário